terça-feira, 7 de julho de 2015

Rio Claro e região recebe temporada de Teatro de Sombras gratuito noCinema do Centro Cultural Roberto Palmari

O grupo paulista de teatro “Companhia das Sombra”, com o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura do Estado e apoio da Secretaria de Cultura de Rio Claro, estará em Rio Claro e região em julho e agosto para uma temporada com o espetáculo de teatro de sombras “Memento Mori - Um Ensaio para a Morte”. A peça é o resultado da pesquisa desenvolvida no projeto “Companhia da Sombra: Redescobrindo o Horror Gótico do séc. XIX”, aprovado no edital ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), e terá apresentações em Rio Claro, Corumbataí e Santa Gertrudes. A entrada é gratuita.

O teatro de sombras é uma das mais antigas e lúdicas manifestações das artes cênicas. Um jogo de ilusões em que as sombras projetadas pelos corpos das atrizes, combinadas com silhuetas, bonecos e diversos tipos de efeitos insinuam um verdadeiro universo cênico que se manifesta numa simples tela diante da platéia. Cada espectador se vê convidado a “preencher”, com sua própria bagagem e experiências de vida, as lacunas que os vultos projetados evocam, o que torna o teatro de sombras um dos mais fortemente imaginativos subgêneros teatrais.

Ao contrário do que normalmente se espera quando se trata de teatro de animação, o espetáculo “Memento Mori” não é direcionado para o público infantil. A faixa etária recomendada é acima dos 14 anos. A peça é inspirada na literatura gótica do século XIX e no cinema de horror clássico. A aposta da Companhia da Sombra é na evidente afinidade estética entre o teatro de sombras e a iconografia do horror gótico, especialmente em suas variações mais old school. Durante o espetáculo, formas sinistras, vultos ameaçadores e aparições espectrais se manifestam para o público, não meramente para aterrorizar ou dar sustos, mas para evocar a morbidez e a melancolia que caracterizam a abordagem gótica. 

A expressão “memento mori” significa “lembrança da morte”. Em cima desta temática o espetáculo questiona o que acontece conosco para o além vida. Ainda continuaremos existindo de alguma forma? Fantasmas, espectros e demônios estariam esperando por nós na escuridão além túmulo? O espetáculo, como nas melhores obras de horror que o inspiraram, não oferece ao público nenhuma resposta definitiva, mas  convida o espectador a se deixar conduzir por um estado de trevas, em busca de suas próprias respostas.

A estréia acontece em Rio Claro, no dia 18 de julho no Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari, localizado na Rua 2, 2880, na Vila Operária, às 20h00. As apresentações são gratuitas e os ingressos devem ser retirados no local com 1 hora de antecedência. A temporada segue em Julho, em Rio Claro e Corumbataí e em Agosto em Santa Gertrudes e Rio Claro sempre aos sábados às 20h00 e domingos às 16h00 e às 18h00. Mais informações podem ser obtidas através da página da Companhia da Sombra na plataforma do facebook (www.facebook.com/companhiadasombra) ou pelos telefones (11) 96499-2861/ (19) 3024-0628


Nenhum comentário:

Postar um comentário